Descrição: A cana-de-açúcar é uma planta que se julga ser originária do Sudoeste Asiático. Foi introduzida pelos portugueses em Cabo Verde, em São Tomé e Príncipe e no Brasil, tornando-se aí a base da economia colonial e da mão-de-obra escravizada até ao fim do século XIX.
Apesar da sua produção não estar difundida em Portugal, no bairro da Quinta da Vitória existiam diversas áreas de cultivo que se foram alargando e ocupando gradualmente os terrenos vazios deixados pelas demolições.
Segundo Ana Moreno dos Santos, a cana-de-açúcar era cultivada no bairro da Quinta da Vitória para a produção de melaço. À medida que o bairro foi sendo demolido e as pessoas passaram a viver noutros sítios, esta prática colectiva comum entre as mulheres nascidas em Cabo Verde foi desaparecendo gradualmente até à extinção do bairro da Quinta da Vitória. (*)
Cedida por: Ana Moreno dos Santos, portuguesa. Nasceu em Cabo Verde.
Localização actual: Destruída durante a demolição do bairro da Quinta da Vitória.
Última data de revisão: Março de 2016.
(I) Numeração de acordo com o arquivo das árvores e plantas identificadas no bairro da Quinta da Vitória 2012 e 2013.
(II) Mabberley, David J. Mabberley’s Plant-book: A Portable Dictionary of Plants, their Classifications and Uses. Cambridge University Press. 2008.
(*) Testemunhos dos moradores reunidos num conjunto de conversas registadas no bairro da Quinta da Vitória e posteriormente à sua demolição, gravadas em Lisboa, Loures e Londres entre Julho de 2012 e Outubro de 2014.