Descrição: Apesar da raiz da mandioca ter um papel determinante na economia e subsistência das populações dos países africanos, tem a sua origem na Amazónia. Foi levada para África pelos portugueses, onde vem a ter um papel determinante na subsistência da escravatura, tornando-se a base da alimentação dos escravos do Brasil e dos países africanos dominados por Portugal.
Não sendo frequente a sua plantação no bairro da Quinta da Vitória, devido à sua dificuldade em adaptar-se a zonas mediterrâneas, foi indicada por Inácio como sendo importante referir no contexto deste arquivo, por ser a base da alimentação de muitos moradores da Quinta da Vitória, em particular de os origem angolana. (*)
Cedida por: † Inácio Francisco Manuel Kalenda, angolano. Nasceu em Angola.
Localização actual: Desconhecida.
Última data de revisão: Fevereiro de 2016.
(I) Numeração de acordo com o arquivo das árvores e plantas identificadas no bairro da Quinta da Vitória 2012 e 2013.
(II) Mabberley, David J. Mabberley’s Plant-book: A Portable Dictionary of Plants, their Classifications and Uses. Cambridge University Press. 2008.
(*) Testemunhos dos moradores reunidos num conjunto de conversas registadas no bairro da Quinta da Vitória e posteriormente à sua demolição, gravadas em Lisboa, Loures e Londres entre Julho de 2012 e Outubro de 2014.