Descrição: O jamelão (P.) ou jambu (G.) é uma árvore originária da Índia, Nepal e Indonésia. Segundo Caussiccumar esta árvore tinha cerca de 30 anos, cobrindo integralmente o telhado da casa. Durante os meses de Setembro e Outubro, quando os frutos estavam maduros, eram vendidos na sua mercearia, localizada no bairro da Quinta da Vitória. A quase exclusividade dos clientes, provenientes da Índia, encontrava aqui a possibilidade de comprar estes frutos, que dificilmente podiam ser encontrados em Lisboa. As sementes destes frutos de cor rosada e polpa branca são moídas e utilizadas em chás medicinais, como no controlo de diabetes. (*)
Cedida por: Caussiccumar Gechande, português. Nasceu em Moçambique.
Localização actual: Bairro da Quinta da Vitória.
Última data de revisão: Março de 2016.
(I) Numeração de acordo com o arquivo das árvores e plantas identificadas no bairro da Quinta da Vitória 2012 e 2013.
(II) Mabberley, David J. Mabberley’s Plant-book: A Portable Dictionary of Plants, their Classifications and Uses. Cambridge University Press. 2008.
(*) Testemunhos dos moradores reunidos num conjunto de conversas registadas no bairro da Quinta da Vitória e posteriormente à sua demolição, gravadas em Lisboa, Loures e Londres entre Julho de 2012 e Outubro de 2014.
(P.) Palavra em língua portuguesa.
(G.) Palavra em língua gujarate.