Descrição: O piprô (P.) ou pipdo (G.) é uma árvore originária da Índia, referida na mitologia hindu e budista.
Puruisha Manoja diz que a mãe trouxe esta árvore da Índia quando ela nasceu, e representa para a família o deus Vishnu. Todos os dias, durante o nascer do sol, a mãe ou o pai colocavam água neste Pipdo. Uma vez por ano, durante o vad-savitri*, a mãe dava 108 voltas com um fio ao redor do tronco. Quando algum tronco secava, nunca o deitavam fora, aproveitavam-no sempre para outras cerimónias religiosas.
O Vad-savitri ou vad purmina é cerimónia religiosa celebrada no dia de lua cheia do mês de Jyeshta, aproximadamente em Junho do calendário gregoriano. Neste dia as mulheres oram pela prosperidade e longevidade dos seus maridos. Juntam-se em grupo ou sozinhas, com um novelo de fio na mão, que vão enrolando no tronco da árvore até chegarem às 108 voltas. (*)
Cedida por: Puruisha Manoja, portuguesa.
Localização actual: Colecção Jardins da Vitória (transplantada do bairro da Quinta da Vitória em Outubro de 2014).
Última data de revisão: Março de 2016.
(I) Numeração de acordo com o arquivo das árvores e plantas identificadas no bairro da Quinta da Vitória entre 2012 e 2013.
(II) Mabberley, David J. Mabberley’s Plant-book: A Portable Dictionary of Plants, their Classifications and Uses. Cambridge University Press. 2008.
(*) Testemunhos dos moradores reunidos num conjunto de conversas registadas no bairro da Quinta da Vitória e posteriormente à sua demolição, gravadas em Lisboa, Loures e Londres entre Julho de 2012 e Outubro de 2014.
(P.) Palavra em língua portuguesa.
(G.) Palavra em língua gujarate.