Descrição: A cana-de-açúcar tem a sua origem no Sudoeste Asiático, estando amplamente difundida nas ex-colónias portuguesas em África, na Índia e no Brasil, tornando-se aí base da mão-de-obra escravizada e da economia colonial. É habitualmente utilizada em Cabo Verde para produção de melaço e grogue (aguardente de cana), encontrando-se em Portugal vestígios desta produção, em particular na periferia de Lisboa, habitada por pessoas ou familiares de origem cabo-verdiana. Contudo a cana-de-açúcar em Portugal é habitualmente confundida com a cana dos canaviais (Arundo donax L.), considerada uma espécie invasora, desvalorizando-se por isso o seu valor económico e cultural. (*)
Cedida por: Manuel Vaz, português. Nasceu em Cabo Verde.
Localização actual: Viveiros da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela.
Última data de revisão: Março de 2016.
(I) Numeração de acordo com o arquivo das árvores e plantas identificadas no bairro da Quinta da Vitória 2012 e 2013.
(II) Mabberley, David J. Mabberley’s Plant-book: A Portable Dictionary of Plants, their Classifications and Uses. Cambridge University Press. 2008.
(*) Testemunhos dos moradores reunidos num conjunto de conversas registadas no bairro da Quinta da Vitória e posteriormente à sua demolição, gravadas em Lisboa, Loures e Londres entre Julho de 2012 e Outubro de 2014.