Descrição: O Hibiscus (P.) ou jasud (G.) é habitualmente utilizado em Portugal como uma planta ornamental. As suas flores são usadas também na culinária e na medicina tradicional. A comunidade Hindu utiliza as flores e as folhas do jasud (G.) em cerimónias religiosas (puja), nomeadamente como oferendas aos deuses Ganesh e Kali. O Puja é uma cerimónia religiosa de homenagem à divindade, que inclui oferendas e serviços realizados em diversas ocasiões como nascimentos, casamentos, protecção da casa ou a abertura de um negócio. (*)
Cedida por: Mohanlal Premgi e Usha Govind Harji Nathoo, portugueses. O primeiro oriundo da Índia e o segunda do Quénia.
Localização actual: Colecção Jardins da Vitória (a árvore original foi destruída durante a demolição da casa, tendo-se substituído por outra da mesma espécie, transplantada do bairro da Quinta da Vitória em Outubro de 2014).
Ultima data de revisão: Outubro de 2016.
(I) Numeração de acordo com o arquivo das árvores e plantas identificadas no bairro da Quinta da Vitória entre 2012 e 2013.
(II) Mabberley, David J. Mabberley’s Plant-book: A Portable Dictionary of Plants, their Classifications and Uses. Cambridge University Press. 2008.
(*) Testemunhos dos moradores reunidos num conjunto de conversas registadas no bairro da Quinta da Vitória e posteriormente à sua demolição, gravadas em Lisboa, Loures e Londres entre Julho de 2012 e Outubro de 2014.
(P.) Palavra em língua portuguesa.
(G.) Palavra em língua gujarate.